O que são Bitcoin?

o que é bitcoin

Bitcoin é uma moeda, como o real ou o dólar dos EUA, usado para trocar bens e serviços. No entanto, ao contrário de outras moedas, Bitcoin é uma moeda eletrônica que apresenta características inovadoras e se destaca pela eficiência, segurança e facilidade de troca.
Sua maior diferença em comparação com outras moedas, é que é uma moeda descentralizada, então ninguém controla. Bitcoin não tem um emissor central como dólares ou reais, a criptografia é produzida por pessoas e empresas de todo o mundo que dedicam muitos recursos à mineração.

Benefícios e vantagens da Bitcoin

Atualmente, é a moeda digital mais amplamente utilizada no mundo e há boas razões pelas quais está se tornando cada vez mais popular. Usuários privados, vendedores e proprietários de empresas encontram em Bitcoin importantes vantagens que os levaram a adotar esse sistema.

Pontos importantes sobre Bitcoin

  • Não pertence a nenhum Estado ou país e pode ser usado em todo o mundo igualmente.
  • Você pode comprar bitcoins com o real ou outras moedas e vice-versa, como qualquer moeda.
  • Não há intermediários: as transações são feitas diretamente de pessoa para pessoa.
  • É descentralizado: não é controlado por nenhum Estado, banco, instituição financeira ou empresa.
  • Sua falsificação ou duplicação é impossível graças a um sofisticado sistema criptográfico.
  • As transações são irreversíveis.
  • Não é necessário revelar sua identidade ao fazer negócios e preservar sua privacidade.
  • O dinheiro pertence a você 100%; não pode ser interposto por ninguém ou as contas podem ser congeladas.

Moedas virtuais reduzem os custos ao eliminar completamente os intermediários. 

Até hoje, ainda é muito comum que o envio de dinheiro em todo o mundo implica taxas significativas ou comissões devido ao grande número de intermediários que estão no processo. Isso inclui: comissões por transferência bancária, comissões por aceitar ou usar cartões de crédito ou débito, comissões por usar serviços de “envio de dinheiro” ou comissões para usar serviços de “pagamento on-line”.

Em Bitcoin não há intermediários e o dinheiro vai diretamente de pessoa para pessoa: do comprador ao vendedor ou do privado ao privado. Isso reduz o preço do envio de dinheiro substancialmente e também permite vender produtos e serviços a um preço mais justo.

A Bitcoin oferece segurança ao comprador e ao vendedor.

Historicamente, todos os meios de pagamento ou objetos de valor tiveram problemas de segurança. Problemas de computador causaram o roubo de milhares de números de cartão de crédito, deixando compradores desprotegidos que sofreram perdas significativas. Quando fazemos compras com a Bitcoin, não precisamos revelar informações confidenciais como números de cartão de crédito ou contas bancárias e, portanto, não há risco de essas informações serem roubadas do vendedor online.

Bitcoin também é preferível a outros sistemas de coleta on-line, especialmente para o vendedor. As taxas de transação Bitcoin são muito baixas e não há risco de que compradores e golpistas fraudulentos que revertam o pagamento, ficando com o produto e o dinheiro.

Finalmente, as características desta moeda virtual permitem que as páginas estabeleçam um serviço fiduciário (garantia), garantindo que o vendedor apenas receba o dinheiro se o produto tiver atingido seu destino com sucesso. Isso é freqüentemente usado em páginas de leilões e venda de produtos de segunda mão.

Bitcoin é justo.

Em muitos sistemas tradicionais, achamos que enviar dinheiro é muito mais fácil do que recebê-lo. Isso dificulta a criação de novos negócios e lojas online. No entanto, com o Bitcoin, ambas as opções são tão simples e qualquer pessoa pode enviar e receber dinheiro sem qualquer tipo de restrição. Além disso, se você possui um negócio, tanto digital como fisicamente, não custa nada para começar a aceitar bitcoins.

Os seus bitcoins são apenas seus.

O sistema descentralizado por trás dos bitcoins torna impossível para qualquer outra pessoa que não tenha suas credenciais acessar seu dinheiro. Seus bitcoins são seus e não podem ser congelados ou seqüestrados, você não pode fechar nenhuma conta e só você tem acesso. Este aspecto é para muitas pessoas talvez o mais importante: sentir realmente que eles possuem o seu dinheiro e não se esqueça disso.

Bitcoin é democrático: a economia das pessoas.

Quando dizemos que o Bitcoin é descentralizado e que não há instituição, empresa, estado, corpo ou associação por trás disso que o controle, é literalmente assim. Não é uma metáfora, mas realmente o sistema informático de hoje permite a criação desta moeda digital segura e confiável que favorece o intercâmbio econômico gratuito entre pessoas de todo o mundo.

Fonte: https://www.queesbitcoin.info

2 comentários

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *